01 julho 2014

Impressões de Frank Killer:
Onde está o amor ao próximo?


Onde está o amor ao próximo?

Pergunta um tanto difícil de responder. Seria talvez mais prático (ou fácil) responder onde ele não está! O primeiro local onde me ocorre é onde está presente o interesse econômico, a ganância por dinheiro, lucros, fama e notoriedade! O dinheiro quase sempre é o objetivo, o motivo e o fim, o que vale dizer: onde não está presente a solidariedade, o respeito e o amor ao semelhante, que deveriam ser os prioritários.

Hoje (01/07/14) ouví essa pergunta no programa do Roberto Canázio no Manhã da Globo. Resolvi então escrever este texto tentando achar uma resposta. A verdade é que o amor ao próximo nem sempre é encontrado onde impera a violência, a pressa, a ignorância, os ciúmes, a competição, os fanatismos e os preconceitos e, logicamente, onde está presente o ódio e o materialismo desenfreado! Ai mesmo é onde não iremos encontrar esse sentimento.

Este site trata de Reality Shows e alguém indagaria: onde está a conexão? Está claro que, em se tratando de uma competição onde o vencedor leva uma bolada respeitável como prêmio, não haveria supostamente lugar para o amor ao próximo! Mas aí é onde está o x da questão ou o ledo engano e, justamente o vencedor mais merecedor é o que mantém esse amor, mesmo diante dos competidores e da competição em si, independentemente de ser um RS de confinamento ou não. Sim, o mais merecedor é quem mantém esse amor num meio impróprio, como também em qualquer meio adverso e improvável. Em síntese, isso faz de uma vitória A Vitória.

Usando o palavreado de Canázio, a moral da história é essa: O amor ao próximo é o sentimento que valoriza a vitória de qualquer ser humano em qualquer situação, seja  na luta pela vida, nas competições ou no dia a dia, isto é, na inteireza de caráter com amor ao próximo. Sem esse amor nenhuma vitória tem valor. O base do caráter é o amor ao próximo e, não é pelo vice-versa. A firmeza de caráter não implica o amor ao próximo, mas o amor ao próximo garante (e conduz a) a inteireza de caráter. 

Essa é a minha opinião e a minha resposta. É aí onde encontra-se o amor ao próximo, ou seja, onde está a integridade, a mansidão do coração, a honestidade, o senso de justiça, a honra, a nobreza e todos os demais sentimentos nobres! Seria quase como dizer que o merecimento para ganhar dinheiro está no desinteresse normal por ele e, não o contrário, ou seja, a ganância por ele.

A fórmula ou receita para o amor ao próximo está em cada ser. Você só deve nutrir pelo seu semelhante os mesmos sentimentos que nutriria por si próprio. Isso vai além de fazer pelos seus semelhantes apenas o que gostaria que fizessem para si próprio. Os sentimentos não andam sempre a reboque dos atos, mas os atos sempre resultam de sentimentos ou a eles estão atrelados.

http://mais.uol.com.br/view/dhaw8b6gbbtw/roberto-canazio--moral-da-historia-mensagem-04024D98306ECCC92326?types=A




Um comentário:

  1. É bom voltar ao seu blog, ver e ler o que está publicando,só posso agradecer pelos textos, com que nos presentei-a,e posso dizer que tem aqui um agradável blog, desejo que continue de saude e com muita paz.
    Deixo as minhas saudações, com desejo de muitas felicidades.
    Sou António Batalha.
    Do Peregrino E Servo.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.